segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Elefantes

Elefante é o termo genérico e popular pelo qual são denominados os membros da família Elephantidae, um grupo de mamíferos proboscídeos elefantídeos, de grande porte, do qual há três espécies no mundo atual, duas africanas (Loxodonta ) e uma asiática (Elephas ). Há ainda os mamutes (Mammuthus ), hoje extintos. Até recentemente, acreditava-se que havia apenas duas espécies vivas de elefantes, o elefante-africano e o elefante-asiático, uma espécie menor. Entretanto, estudos recentes de DNA sugerem que havia, na verdade, duas espécies de elefante-africano: Loxodonta africana, da savana, e Loxodonta cyclotis, que vive nas florestas. Os elefantes são os maiores animais terrestres da atualidade pesando em média entre 4 a 6 toneladas e medindo em média quatro metros de altura. As suas características mais distintivas são as presas de marfim.
Características gerais : 
Os elefantes são animais herbívoros, alimentando-se de ervas, gramíneas, frutas e folhas de árvores. Dado o seu tamanho, um elefante adulto pode ingerir entre 70 a 150 kg de alimentos por dia. As fêmeas vivem em manadas de 10 a 15 animais, lideradas por uma matriarca, compostas por várias reprodutoras e crias de variadas idades. O período de gestação das fêmeas é longo (20 a 22 meses), assim como o desenvolvimento do animal que leva anos a atingir a idade adulta. Os filhotes podem nascer com 90 kg. Os machos adolescentes tendem a viver em pequenos bandos e os machos adultos isolados, encontrando-se com as fêmeas apenas no período reprodutivo.
Devido ao seu porte, os elefantes têm poucos predadores. Exercem uma forte influência sobre as savanas, pois mantêm árvores e arbustos sob controle, permitindo que pastagens dominem o ambiente. Eles vivem cerca de 60 anos e morrem quando seus molares caem, impedindo que se alimentem de plantas.
Os elefantes-africanos são maiores que as variedades asiáticas e têm orelhas mais desenvolvidas, uma adaptação que permite libertar calor em condições de altas temperaturas. Outra diferença importante é a ausência de presas de marfim nas fêmeas dos elefantes asiáticos.
Durante a época de acasalamento, o aumento da produção de testosterona deixa os elefantes extremamente agressivos, fazendo-os atacar até humanos. Acidentes com elefantes utilizados em rituais geralmente são causados por esse motivo. Cerca de 400 humanos são mortos por elefantes a cada ano.

Elefante Africano :


Elefante Asiático : 



terça-feira, 9 de setembro de 2014

Cachorros

cão no Brasil também chamado de cachorro, é um mamífero canídeo e talvez o mais antigo animal domesticado pelo ser humano. Teorias postulam que surgiu do lobo cinzento no continente asiático há mais de 100 000 anos. Ao longo dos séculos, através da domesticação, o ser humano realizou uma seleção artificial dos cães por suas aptidões, características físicas ou tipos de comportamentos. O resultado foi uma grande diversidade de raças caninas, as quais variam em pelagem e tamanho dentro de suas próprias raças, atualmente classificadas em diferentes grupos ou categorias. As designações vira-lata (no Brasil) ou rafeiro (em Portugal) são dadas aos cães sem raça definida ou mestiços descendentes.
Com expectativa de vida que varia entre dez e vinte anos, o cão é um animal social que, na maioria das vezes, aceita o seu dono como o "chefe da matilha" e possui várias características que o tornam de grande utilidade para o homem. Possui excelente olfato e audição, é bom caçador e corredor vigoroso, relativamente dócil e leal, inteligente e com boa capacidade de aprendizagem. Deste modo, o cão pode ser adestrado para executar um grande número de tarefas úteis, como um cão de caça, de guarda ou pastor de rebanhos, por exemplo. Assim como o ser humano, também é vítima de doenças como o resfriado, a depressão e o mal de Alzheimer, bem como das características do envelhecimento, como problemas de visão e audição, artrite e mudanças de humor.
A afeição e a companhia deste animal são alguns dos motivos da famosa frase: "O cão é o melhor amigo do homem", já que não há registro de amizade tão forte e duradoura entre espécies distintas quanto a de humano e cão. Esta relação figura em filmes, livros e revistas, que citam, inclusive, diferentes relatos reais de diferentes épocas e em várias nações. Entre os cães mais famosos que viveram e marcaram sociedades estão Balto, Laika e Hachiko. Na mitologia, o Cérbero é dito um dos mais assustadores seres. No cinema, Lassie é um dos mais difundidos nomes e, na animação,Pluto, Snoopy e Scooby-Doo há décadas fazem parte da infância de várias gerações.

10 mais populares no Brasil :

1 º: Shih Tzu



2 º: Yorkshire


3 º: Maltês


4 º : Pug


5 º : Golden Retriever


6 º : Buldogue Francês 


7 º : Spitz/Lulu da Pomerânia


8 º : Rottweiler


9 º : Buldogue Inglês 


10 º : Lhasa Apso 







quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Gatos

gato , também conhecido como gato caseiro, é um animal da Família dos felídeos, muito popular como animal de estimação. Ocupando o topo da cadeia alimentar, é um predador natural de diversos animais, como roedores,pássaros, lagartixas e alguns insetos.
A primeira associação com os humanos da qual se tem notícia ocorreu há cerca de 9.500 anos, mas a domesticação dessa espécie oriunda do continente africano é muito mais antiga. Seu mais primitivo ancestral conhecido é o Miacis, mamífero que viveu há cerca de 40 milhões de anos, no final do período Paleoceno, e que possuía o hábito de caminhar sobre os galhos das árvores. A evolução deste animal deu origem ao Dinictis, espécie que já apresentava a maior parte das características presentes nos felinos atuais sendo também o antepassado de linces, jaguatiricas, grandes felinos como tigres, pumas, leões, onças, leopardos e o extinto tigre-dente-de-sabre. A sub-família Felinae, que agrupa os gatos domésticos, surgiu há cerca de 12 milhões de anos, expandindo-se a partir da África subsaariana até alcançar as terras do atual Egito.
Existem cerca de 250 raças de gato-doméstico, cujo peso variável classifica a espécie como animal doméstico de pequeno a médio porte. Assim como cães com estas dimensões, vive entre quinze e vinte anos. De personalidade independente, tornou-se um animal de companhia em diversos lares ao redor do mundo, para pessoas dos mais variados estilos de vida. Na cultura humana, figura da mitologia às superstições, passando por personagens de desenhos animados, tiras de jornais, filmes e contos de fadas. Entre suas mais conhecidas representações, estão os gatos: Tom,Frajola, Manda-Chuva, Gato Félix, Gaturro, O Gato de Botas e Garfield.

Segundo o Animal Planet , esses são os 10 gatos mais populares do mundo 

1º : Persa


2º : Maine Coon


3º : Exótico 


4º : Siamês 


5º : Abissínio 


6º : Ragdoll


7º : Birmanês 


8º : American Shorthair


9º : Oriental 


10º : Sphynx


quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Leões

leão  é uma espécie de mamífero carnívoro do gênero Panthera e da família Felidae. A espécie é atualmente encontrada na África subsaariana e na Ásia, com uma única população remanescente em perigo, no Parque Nacional da Floresta de Gir, Gujarat, Índia. Foi extinto na África do Norte e no Sudoeste Asiático em tempos históricos, e até o Pleistoceno Superior, há cerca de 10 000 anos, era o mais difundido grande mamífero terrestre depois dos humanos, sendo encontrado na maior parte da África, em muito da Eurásia, da Europa Ocidental à Índia, e na América, do Yukon ao México. É uma dos quatro grandes felinos, com alguns machos excedendo 250 quilogramas em peso, sendo o segundo maior felino recente depois do tigre.
A pelagem é unicolor de coloração castanha, e os machos apresentam uma juba característica. Uma das características mais marcantes da espécie é a presença de um tufo de pelos pretos na cauda, que também possui uma espora. Habita preferencialmente as savanas e pastagens abertas, mas pode ser encontrado em regiões mais arbustivas. É um animal sociável que vive em grupos que consiste das leoas e suas crias, o macho dominante e alguns machos jovens que ainda não alcançaram a maturidade sexual. A dieta consiste principalmente de grandes ungulados e possuem hábitos noturnos e crepusculares, descansando e dormindo na maior parte do dia. Leões vivem por volta de 10-14 anos na natureza, enquanto em cativeiro eles podem viver por até 30 anos. Alguns animais desenvolveram o hábito de atacar e devorar humanos, ficando conhecidos como "devoradores de homens".
A espécie está classificada como "vulnerável" pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), e sofreu um declínio populacional de 30-50% nas últimas duas décadas no território africano. Na Ásia, o leão está confinado a uma única área protegida e sua população é estável, mas está classificado como "em perigo", já que a população não passa de 350 animais. Entre as ameaças, a perda de habitat e os conflitos com humanos são as principais razões de preocupação na sua conservação. Por centenas de anos, o leão tem sido usado como símbolo de bravura e nobreza em diversas civilizações e culturas da Europa, Ásia e África. Está amplamente representado em esculturas, pinturas, bandeiras nacionais, brasões, e em filmes e na literatura contemporâneos.

Leão : 


Leoa : 


Leões :






Baleia Azul

baleia-azul é um mamífero marinho pertencente à sub ordem Mysticeti dos cetáceos. Com até 30 m de comprimento e mais de 180 t de peso , elas são os maiores animais que alguma vez existiram.
Longo e esguio, o corpo das baleias-azuis apresenta seu dorso em diferentes tons azuis-acinzentados, enquanto que seu ventre é geralmente mais claro. Existem pelo menos três subespécies distintas: musculus, cujo habitat restringe-se ao norte dos oceanos Atlântico e Pacífico, intermedia, do oceano Antártico e  brevicauda (também conhecida como Baleia-azul-pigméia), encontrada no oceano Índico e no sul do oceano Pacífico. indica, do oceano Índico, pode ser uma outra subespécie. Como é o caso das outras espécies pertencentes à subordem Mysticeti, a dieta das baleias-azuis consiste quase que exclusivamente de pequenos crustáceos conhecidos como krill, os quais filtram da água domar usando lâminas córneas em sua cavidade bucal. Porém, elas também podem se alimentar de pequenos peixes e lulas.
As baleias-azuis eram, até o início do século 20, abundantes em quase todos os oceanos da Terra. Caçadas por mais de um século, foram levadas à beira da extinção pelos baleeiros, até tornarem-se objeto de mecanismos de proteção adotados pela comunidade internacional em 1996. Um relatório de 2002 estimou que existam de cinco a doze mil baleias-azuis ao redor do mundo, distribuídas em pelo menos cinco agrupamentos. Contudo, pesquisas mais recentes sobre as subespécies pigméias sugerem que a população atual é maior. Antes de serem caçadas, o maior agrupamento estava na Antártida, com aproximadamente 239 000 indivíduos. Os agrupamentos remanescentes atuais, muito menores, com algo em torno de 2000 indivíduos cada, estão localizados a noroeste dos oceanos PacíficoAntártico e Índico. Outros dois agrupamentos de baleias-azuis encontram-se ao norte do oceano Atlântico, e há pelos menos outros dois no Hemisfério Sul.
A nadadeira dorsal das baleias-azuis é pequena, visível apenas por um curto período de tempo, enquanto mergulham. Através de seu espiráculo, elas podem produzir jatos de água de até 9 m de altura. O volume de seus pulmões pode chegar a 5 000 . Elas também são os animais mais ruidosos do mundo, podendo emitir sons que atingem os 188 dB mais fortes que o som de um avião a jato e que podem ser ouvidos a mais de 800 km de distância.



características :

A baleia azul é a maior espécie de baleia que existe no mundo. Só ao nascer, esta baleia mede cerca de 7 metros e ao longo da sua vida pode chegar a superar os 30. E em relação ao tamanho, as fêmeas são ligeiramente maiores do que os machos. O peso destas oscila entre as 80 e as 130 toneladas. Habita em todos os oceanos do mundo.

Na continuação vamos-te mostrar as principais características desta espécie de baleia.
A baleia azul tem uma cabeça alongada, fina e em forma de U e de cor uniforme. O seu corpo é também alongado, com uma barbatana dorsal triangular pequena e de uns 30-25 cm de altura. Na parte superior da cabeça têm dois orifícios chamados sopradores, que utilizam para respirar. Por estes sopradores expulsam ar e água, produzindo jatos de água vaporizada.

O ventre pode ter uma cor acinzentada ou amarelada devido à presença de algas que aderem a ela. A sua parte superior e lateral varia desde da cor azul ao cinzento azulado. As barbas na mandíbula superior servem para filtrar os crustáceos da água. Possui de 270 a 395 pares de barbas de cor pretas de um centímetro de largura e 30 centímetros de amplitude. A alimentação da baleia azul se baseia no plâncton e em pequenos peixes, como o resto das baleias com barbas.

A baleia azul é geralmente um animal solitário. Apenas se avistam exemplares juntos em zonas de alimentação ou em períodos reprodutivos. Apesar de geralmente não serem mais e três ou quatro exemplares juntos. Actualmente, estima-se uma população mundial de 11000 exemplares. Apesar de poder parecer uma quantidade grande, não é, pois no inicio existiam cerca de 200000 exemplares. A baleia azul chegou a estar perto da extinção.

As baleias azuis produzem uns sons de baixa frequência que podem ser ouvidos a 160 km de distância. Estudos científicos suportam a teoria que um grupo destes animais pode ocupar um território muito extenso dentro do oceano.
A identificação de cada exemplar desta espécie se faz normalmente pelas suas barbatanas dorsais, que são proporcionalmente pequenas e diferentes em cada exemplar.


Exemplos de Mamíferos

Agora irei citar alguns exemplos de mamíferos , os mais conhecidos :

- Homem - Girafa - Leão - Gambá - Canguru - Coala - Chipanzé 

- Elefante - Lêmure - Castor - Preguiça - Tatu - Tamanduá - Morcego 

- Hamster - Camundongo - Boi - Urso - Doninha - Cavalo - Anta 

- Sagui - Mico-leão-dourado - Macaco - Lobo - Raposa - Gato

- Onça - Leopardo - Furão - Lontra - Hipopótamo - Baleia - Golfinho 

- Peixe-boi - Morsa - Ovelha - Camelo - Veado - Boto - Javali - Cervo 

- Alce - Esquilo - Rato - Ouriço - Preá - Lebre - Paca - Ornitorrinco 



Urso Polar :
















Tigre : 



















Pandas : 
















Coalas : 

















Cachorra e seus filhotes :


terça-feira, 2 de setembro de 2014

Os Mamíferos

Os mamíferos constituem uma classe de animais vertebrados, que se caracterizam pela presença de glândulas mamárias que, nas fêmeas, produzem leite para alimentação dos filhotes (ou crias), presença de pelos ou cabelos, com exceção dos golfinhos e das baleias, que na fase embrionária possuem pelos. São animais endotérmicos (com exceção do rato-toupeira-pelado) , (ou seja, de temperatura constante, também conhecidos como "animais de sangue quente"). O cérebro controla a temperatura corporal e o sistema circulatório, incluindo o coração (com quatro câmaras). Os mamíferos incluem 5416 espécies (incluindo os seres humanos), distribuídas em aproximadamente 1200 gêneros, 152 famílias e até 46 ordens, de acordo com o compêndio publicado por Wilson e Reeder (2005). Entretanto novas espécies são descobertas a cada ano, aumentando esse número; e até o final de 2007, o número chegava a 5558 espécies de mamíferos.

Características Gerais


Os mamíferos são tetrápodes de sangue quente, cobertos de pêlos e dotados de glândulas mamárias. São também características deste grupo:
  • A formação de uma placenta, um anexo que permite as trocas respiratórias e nutritivas entre o feto e a mãe, contribuindo para que aquele passe todo o seu período de desenvolvimento no interior do útero materno, livre dos perigos do meio exterior;
  • A caixa craniana (exceto nos mamíferos mais primitivos) é comparativamente maior;
  • O crânio tem dois côndilos ocipitais, o que não permite uma rotação tão ampla da cabeça sobre o pescoço, como se sucede com as aves;
  • O quadrado e ossos articulares servem à articulação nessa classe pelos ossículos do ouvido médio;
  • Circulação ampla e completa, com o coração apresentando 4 cavidades distintas.
  • Respiração pulmonar. 
  • Presença de diafragma separando a cavidade toráxica da cavidade abdominal;
  • Encéfalo altamente desenvolvido, mostrando numerosas circunvoluções que dão maior extensão à superfície ou córtex cerebral, onde se aloja a massa cinzenta;
  • Os dentes são diferenciados em caninos, molares e incisivos;
  • O seu crescimento é limitado;
  • O metabolismo dos mamíferos é mais elevado que o dos répteis, mas inferior ao das aves;
  • A coluna vertebral divide-se em cinco zonas específicas (cervical, toráxica, lombar, sagrada e caudal), permitindo movimentos de flexão e extensão no plano (vertical) de simetria do corpo, em vez de ondulações laterais, como nos anfíbios e répteis.

Portanto, através das características descritas acima, vimos que os mamíferos atuais são facilmente definidos, mas a história torna-se mais difícil se tivermos em conta todas as formas fósseis. Um Cinodonte evoluído é ainda um réptil ou já um mamífero? Desta forma designou-se só falar de mamíferos fósseis no caso de formas com articulação mandibular mamaliana. Os primeiros mamíferos assemelhavam-se a musaranhos, não conservando o porte imponente dos seus antepassados, os répteis mamalianos, que dominaram os ecossistemas terrestres durante milhões de anos. Apareceram no princípio do Jurássico e mantiveram dimensões reduzidas durante 130 milhões de anos. Contemporâneos dos Dinossauros, supõe-se que ocupavam nichos ecológicos especiais, onde não entravam em concorrência com os répteis. A sua fisiologia devia, aliás, favorecer uma atividade noturna.
Os mamíferos dividem-se em dois grupos distintos: os não-térios (agrupamento artificial, parafilético) e os térios (grupo natural, monofilético). Os térios: são representados pelos placentários e marsupiais. Conheça os mamíferos e suas repectivas ordens:

Artiodactyla
(ex.: Cervo-do-pantanal, veado-catingueiro, veado-de-cauda-branca ou cariacu, veado-campeiro, porco-do-mato ou cateto)
Carnivora
(ex.: Cachorro-do-mato-de-orelha-curta, cachorro-do-mato, guará, lobo-guará ou lobo-vermelho, gato-palheiro, onça-parda ou suçuarana, gato-do-mato-pequeno, gato-maracajá, doninha-amazônica, lontra, quati, onça-pintada, guaxinim ou mão-pelada, ariranha, cachorro-do-mato-vinagre)
Cetacea
(ex.: Baleia-jubarte, baleia-branca, baleia-de-bryde, cachalote, baleia-bicuda-de-cuvier, baleia-piloto-de-aleta-longa, cachalote-anão, orca, baleia-de-piloto-de-aleta-curta, baleia-azul, baleia-minke, baleia-sei, baleia-fin, boto-cor-de-rosa, toninho ou boto-cachimbo, boto-cinza, boto-de-burmeister, golfinho-de-nariz-garrafa, golfinho-de-fraser, golfinho-de-riso, golfinho-listrado, golfinho-climene, golfinho-pintado-tropical, golfinho-pintado-do-atlântico, golfinho-de-dentes-rugosos, golfinho-flíper, golfinho-rotator, golfinho-cabeça-de-melão, golfinho-comum)
Edentata
(ex.: Tatu-peba, tatu-canastra, tatu-cobra, tatu-de-rabo-mole-pequeno, tatu-de-rabo-mole-grande)
Lagomorfa
(ex.: Tapeti ou lebre)
Marsupialia
(ex.: Gambá-de-orelha-branca, gambá-de-orelha-preta )
Perisodactyla
(ex.: Anta)
Primates
(ex.: Macaco-Guigó, guariba, bugiu, macaco-aranha, macaco-aranha-preto, muriqui ou monocarvoeiro, uacari, uacari-preto, zogue-zogue, guigó ou sauá, calimico, sagüi-da-serra-escuro, sagüi-da-serra, sagüi-de-santarém, sagüi, mico-estrela, macaco-prego, macaco-prego-de-peito-amarelo, cuxiú-de-nariz-branco, cuxiú-preto, cuxiú, macaco-barrigudo, mico-leão-da-cara-dourada, mico-leão-da-cara-preta, mico-leão-dourado, parauacu-branco, macaco-da-noite ou jurupará, sagüi-de-duas-cores ou souim-de-coleira, bigodeiro, mico-de-cheiro)
Rodentia
(ex.: Porco-espinho, serelepe ou caxinguelê, paca, ouriço-preto, cotia ou cutia, capivara, rato-do-mato-furrugíneo, rato-do-mato, rato-candango, rato-do-mato-laranjeira)
Sirenia
(ex.: Peixe-boi ou guarabá ou peixe-boi-marinho)
Xenarthra
(ex.: Tamanduá-bandeira, tamanduá-mirim ou tamanduá-de-colete, preguiça-de-coleira)